Nestes vídeos vemos o trabalho de Daniel Rossa e Till Botterweck produzido pelo Urbanscreen, criação de projeções sobre a arquitetura em sua obra Kriesrot, uma projeto relevante para o que significa esta tendência para a cidade contemporânea.
KREISROT | Bauhaus Dessau | facade projection from urbanscreen on Vimeo.
Qualquer design de iluminação por mais efêmero que seja, existe por uma razão, sempre haverá um uso dentro de um espaço e esse uso exige uma iluminação. A espacialidade das projeções de luz da Urbanscreen e Delight LAB no Chile, sugerem que o uso do espaço urbano deve servir como uma plataforma de paisagem interativa, relacional e de marketing. Isto é o que os arquitetos de iluminação defendem para enaltecer o valor do desenho lumínico.
Hoje em dia as cidades se estendem além das fronteiras físicas. Os gestos e eventos que a iluminação urbana celebra, é uma configuração da percepção da experiência individual da noite e a relação entre os habitantes e o espaço urbano. Para Daniel Rossa, em Kubik, vemos que isto abre o campo para a criatividade artística, incluindo a ideia básica da história para dissolver e romper com a arquitetura estrita de de O.M. Ungers ”Galerie der Gegenwart”.
555 KUBIK | facade projection from urbanscreen on Vimeo.
Por outro lado, vemos que as projeções sobre a arquitetura respondem à esta era de profundo capitalismo, já que vários comércios tiram o máximo proveito do feito que a arquitetura é uma entidade física que se encontra diariamente com o consumidor, um marketing inevitável. Este é o caso do Mapping Corpbanca por Delight LAB, a projeção mais grande realizada em território chileno, conseguiu tornar conhecido o nome do banco de maneira inesquecível.
Mapping Corpbanca from Delight Lab on Vimeo.
Por fim, é importante prevenir um caminho supérfluo com a arquitetura. A fim de alcançar uma verdadeira integração da escala urbana, temos que considerar o desenho do espaço como um todo, tendo em conta o espaço urbano, a informação visual dinâmica e o espaço de interação social. Para o arquiteto de iluminação, cabe reconhecer o potencial das projeções sobre a arquitetura como ferramenta de influência, e assim, de forma orgânica, o uso do espaço urbano vai se alterando.